Tal como acontece com a questão do tempo, o custo de implementação de um projecto de implementação depende de muitos factores. Lembre-se de que normalmente custa de várias dezenas a várias centenas de milhares. O preço elevado resulta muitas vezes de uma abordagem deficiente à implementação – sem definição prévia de objectivos ou consideração de como cobrir os custos.
Se você definir as metas de implementação com antecedência, determinar o que você precisa e quais são suas necessidades e depois seguir o plano, você evitará custos adicionais e desnecessários. O próximo passo é determinar se você precisa de um sistema dedicado, que geralmente é mais caro, ou se uma solução de caixa pronta será suficiente.
Se você não está planejando grandes mudanças e os processos que ocorrem em sua organização são bastante repetitivos, talvez a segunda opção atenda plenamente às suas necessidades. Vale lembrar também que o preço final também depende da quantidade de usuários que utilizarão o software.
Você está se perguntando como cobrir os custos de implementação? Você pode, é claro, fazer isso usando o orçamento da sua empresa. Porém, se eles forem muito altos em relação ao quanto você consegue gastar atualmente, você pode usar uma das soluções abaixo.
- Dividir a implementação em etapas – assim você divide os custos em partes menores, distribuídas ao longo do tempo.
- Locação de software – esta é outra opção para dividir os custos em partes.
- Aluguel de licença em vez de compra – ao escolher este método, em vez de uma taxa grande, você incorre em pequenos custos, mas os distribui por vários meses.
- Fontes externas de financiamento – incluem todos os tipos de subvenções. Eles reembolsam sua própria contribuição e despesas incorridas durante a implementação. No entanto, lembre-se de garantir o valor total antes de iniciar o projeto.
- Fundos europeus – esta é uma excelente forma de financiamento que alivia o orçamento da empresa. Porém, para obtê-los, muitas condições devem ser atendidas, portanto nem todos poderão utilizá-los.
No entanto, vamos supor que você esteja no pré-lançamento, mas já ultrapassou o orçamento. Sem financiamento contínuo, não é possível avançar. Este é um grande problema, mas se você gerenciar o projeto adequadamente, ele não deverá surgir.
O fornecedor do software fornece informações de que o trabalho leva mais tempo e que tópicos adicionais resultam em excesso do orçamento. Graças a isso, você pode reagir à situação de forma contínua e tomar decisões conscientes sobre o futuro de todo o projeto.