A indústria da construção tem lutado com graves turbulências há vários anos. Alguns dos mais importantes são o aumento dos custos laborais, as mudanças rápidas e repentinas nos preços dos materiais de construção e os custos dos serviços necessários para realizar o investimento. Como, por exemplo, o serviço de proteção de investimentos, que, graças às tecnologias modernas, permite uma redução significativa de custos e uma maior eficiência.
O canteiro de obras é um local sensível, necessitando de proteção principalmente no período noturno e noturno e 24 horas por dia nos dias de folga. Materiais, equipamentos e máquinas, muitas vezes de alto valor, ficam armazenados no canteiro de obras. Portanto, a presença de seguranças e postos localizados no canteiro de obras não surpreende ninguém.
No entanto, há vários anos que a forma do serviço de protecção de propriedade para tais investimentos tem sofrido uma mudança significativa. Torres de monitoramento móveis são cada vez mais comuns em canteiros de obras.
O que é uma torre de vigilância móvel?
A torre de vigilância móvel é um sistema de segurança móvel e autônomo, equipado com câmeras CCTV de alta qualidade e um sistema de proteção remota ativa para bens localizados em zonas designadas em uma área de até 10.000 metros quadrados. m2.
Cada vez que um intruso viola a zona protegida, um alarme é acionado. O sistema gera sinais dissuasores na forma de mensagens de voz e transmite a imagem para a estação de monitoramento. Caso haja novas ações do invasor, uma equipe é enviada ao local e o incidente é registrado com câmeras de CFTV de alta qualidade.
O que vale ressaltar é que as câmeras e sistemas de alarme instalados são muito precisos. Sensores de movimento precisos permitem minimizar o número de alarmes gerados por eventos meteorológicos, como ventos fortes, que muitas vezes são o motivo do acionamento de alarmes em soluções menos avançadas tecnicamente. O sistema utilizado pela Impel também funciona bem no nevoeiro, enquanto outros ignoram ameaças potenciais ou geram um alarme constante.
Onde vale a pena usar torres de monitoramento móvel?
No modelo de segurança tradicional, como parte da segurança do canteiro de obras, o funcionário é obrigado a visitar regularmente a área que lhe foi confiada. Geralmente é realizado a cada hora. Esse trabalho pode ser apoiado por monitoramento estacionário, muitas vezes instalado no local do investimento. Porém, vale ressaltar que a instalação de uma instalação temporária de CFTV é cara e exige cuidados técnicos constantes.
Nem sempre as condições permitem a utilização de mão-de-obra humana – isto aplica-se especialmente à construção de infra-estruturas que cobrem grandes áreas, muitas vezes sem instalações adequadas e sem fonte de energia.
Então colocar a torre de monitoramento móvel é uma solução particularmente desejável. Um sistema devidamente configurado garante monitoramento constante por vídeo do investimento e, em caso de violação de segurança, resposta rápida da patrulha de segurança.
Custos de segurança sob controle
Cada investimento de construção tem um cronograma rigorosamente planejado. O responsável pela construção sabe perfeitamente quando ela começa e quando deve terminar. Atualmente, numa situação de turbulência frequente no mercado da construção, as principais datas de investimento mudam frequentemente, aumentando assim os seus custos. O sistema de torres móveis de monitoramento é uma solução escalável e facilmente adaptável à natureza do investimento e ao seu cronograma.
A alteração do modelo de prestação do serviço de segurança em obra permite manter o regime de custos, ainda nos próximos anos, porque não depende, entre outros, do aumento dos custos trabalhistas. É também uma solução suficientemente flexível para responder aos desafios do mercado no futuro.