A demanda do mercado foi a principal impulsionadora para o desenvolvimento de um veículo de médio porte econômico para transporte de cargas multifuncional, com tração 4×4, custo de manutenção baixo e com peças de reposição de mercado automobilístico. Com essas premissas, a Agrovec Indústria de Equipamentos Ltda. tocou em frente seu projeto com apoio do Tecnova RS. O diretor Leandro André Moretti Lemes conta que a empresa já fabricava um veículo com motor de motocicleta, porém com tração somente no eixo traseiro.
O desafio da Agrovec foi o lançamento de um veículo apresentando como principais características a tração nas quatro rodas, com motor a diesel e maior velocidade. Lemes relata que como a linha de trabalho já tinha a filosofia de utilização de peças de mercado (linha automobilística e de motocicleta) o projeto foi voltado para um veículo com eixo dianteiro tracionado com o mesmo princípio de utilização de peças. “Desta forma, projetamos um misto de peças para compor o eixo dianteiro com o mesmo diferencial do traseiro (Chevrolet) e a tração da Volkswagen. Para conectar as duas trações, seria necessário uma caixa de marchas especial, e criamos esta com a alternativa de desenvolver uma velocidade maior”, explica.
O diretor destaca que, sem o apoio financeiro do Tecnova RS, a empresa, fundada em 2008, não teria condições de seguir com a ideia. Ele revela que, com a crise, a Agrovec teve de demitir funcionários e terceirizar a construção dos produtos. Além do aporte de recursos, “com o ‘status’ de aprovação do projeto abriram-se várias portas”. O resultado atendeu a expectativa, o projeto foi concluído, e o veículo já está em comercialização.
As informações são do site Jornal do Comércio