As turbinas eólicas são uma das tecnologias mais populares para a criação de energia limpa e sustentável. Eles convertem a energia cinética do vento em energia elétrica através de um sistema de lâmina rotativa inspirado por moinhos de vento do século VII. No entanto, este design impede as turbinas eólicas convencionais de operar com eficiência total e armazenar a energia gerada.
A start-up tunisiana de energia verde Saphon Energy assumiu a missão de reinventar completamente as turbinas eólicas, transformando-as em estruturas sem lâminas em forma de antena parabólica balançando em um movimento de 8 – uma construção inspirada no projeto das velas do navio de séculos atrás. É por isso que a equipe batizou este conversor de energia eólica de “Saphonian,” em homenagem ao deus cananeu protecor dos marinheiros Baal Saphon.
Esta tecnologia elimina a necessidade de lâminas rotativas, aumentando a eficiência da turbina e reduzindo pela metade os custos de produção. De acordo com Anis Aouini, o criador e fundador da Saphon Energy, o seu conversor eólico sem lâminas escapa às limitações de eficiência das turbinas convencionais, que devido à física da sua concepção não conseguem capturar mais de 59 por cento da energia cinética produzida pelo vento. O dispositivo converte esta energia com a ajuda de pistões e pode armazená-la para uso posterior em um acumulador hidráulico.
Além disso, o corpo sem lâminas do Saphonian não representa uma ameaça para as aves e morcegos, que são frequentemente atingidos e feridos pelas pás de turbinas convencionais, produz menos poluição sonora e, ao contrário da rotação turbinas de vento, tem um impacto muito limitado sobre ondas de rádio e TV.
Em 8 de abril, depois de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, a Saphon Energy instalou seu primeiro protótipo industrial na cidade de Raoued, ao norte da Tailândia. A empresa também assinou um contrato com um banco de investimento de infraestrutura indiana para construir 50 Saphonians com capacidade de 20 quilowatts cada até o início de 2018, criando o primeiro parque eólico sem lâminas.
A Saphon Energy tem ainda uma aliança estratégica com a Microsoft por meio da iniciativa da gigante de tecnologia “Microsoft 4Afrika”, que visa a melhorar a vida das pessoas que vivem no continente através do investimento no potencial tecnológico da África. Este interesse crescente pelo dispositivo inovador de energia limpa da start-up tunisiana prova que o Saphonian pode realmente ser um passo para o aproveitamento total da energia eólica.
As informações são do site EatGlobe