Muitas empresas, principalmente as grandes corporações, mantém equipes que atuam nos fornecedores visando garantir o correto desenvolvimento de novos produtos, entrega dos itens na data correta e a qualidade dos itens fornecidos. Estas equipes tem um custo, que na maioria das vezes não é pouco porque os profissionais que trabalham nestas equipes geralmente tem uma boa experiência no ramo em que atuam ou no ramo do fornecedor.
Mas porque as empresas mantém o custo destes profissionais em suas despesas? Porque não “exigir” do fornecedor a entrega do produto conforme especificação?
Na maioria das vezes, mesmo que a empresa tenha um contrato com seu fornecedor ou um pedido de compra que descreva o que deve ser entregue, em função da responsabilidade da empresa com seu produto no mercado (um automóvel por exemplo que tem muitos itens de segurança na sua montagem), a despesa com esta equipe é paga com a garantia de que todo o processo de fabricação, material e mão de obra do fornecedor estão em conformidade com as exigências especificadas.
É muito maior o risco de se deixar na responsabilidade do fornecedor o correto fornecimento, sem que seja feita nenhuma auditoria, verificação ou aprovação do item, e ocorrer uma falha grave em campo com o produto da empresa que possa causar danos à vida de algum consumidor. Em um caso como este, os danos para a imagem da empresa e os gastos posteriores serão muito maiores do que a despesa com a equipe para atuar preventivamente no fornecedor.
É claro que existem produtos que são comprados que são produtos “standard” de mercado, ou seja, manter uma equipe de profissionais em fornecedores realmente tem que ser para produtos diferenciados, com processo de fabricação exclusivo, itens de segurança (como citei no caso de automóveis) e não para toda sua base de fornecedores. Ou existem casos em se compra também de grandes corporações, que também tem os mesmos procedimentos com seus fornecedores, e garantem o seu produto fornecido.
Um outro motivo para se manter uma equipe no fornecedor é no caso de falhas de entrega momentânea, que podem ocorrer por algum problema técnico do fornecedor, problema financeiro, falta de capacidade para atender todos os pedidos em função do aumento de demanda geral do mercado entre outros. Neste caso é muito importante manter sua equipe no fornecedor porque se você não fizer outros clientes do fornecedor vão fazer e quem estiver atuando “cara a cara” vai levar vantagem em receber seus produtos.
Concluindo, monitorar e acompanhar seu fornecedor é muito importante para o seu produto e só traz vantagens. Todo o custo envolvido neste processo é totalmente absorvido e compensado pela garantia de que você está recebendo aquilo que especificou e devemos considerar também que estando presente no fornecedor você pode identificar oportunidades de melhorias no produto, processo ou material que podem ser revertidas em reduções de custo do item comprado.
Até o próximo artigo.