Depois da queda de 2,3% em novembro, na comparação com igual período de 2015, as vendas de aços planos devem ter subido ligeiramente na comparação anual em dezembro, avalia Carlos Loureiro, presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda). Os dados devem ser divulgados na próxima semana. Para Loureiro, o setor — que fornece insumo para a indústria automobilística, para o segmento de máquinas e equipamentos e também para a construção civil — “parou de piorar” em meados do segundo semestre.
“Talvez o primeiro trimestre de 2017 seja melhor do que o primeiro trimestre do ano anterior”, afirma o presidente do Inda. Em sua avaliação, todas as medidas tomadas pelo governo para reaquecer a economia, com destaque para a redução dos juros, devem surtir efeito mais acentuado somente no segundo semestre. Ainda assim, prevê, as vendas de aços planos devem ter ligeiro crescimento na primeira metade do ano, em relação a igual período de 2016.
No último trimestre de 2016, a expectativa é que as vendas tenham ficado estáveis na comparação com o mesmo intervalo de 2015, após pequena alta no período de julho a setembro, aponta Loureiro. “O pior trimestre de 2016 foi o primeiro”, diz, quando os estoques nas indústrias que compram aços planos, principalmente no setor automotivo, estavam bastante desajustados. “A indústria automotiva chegou a ter 400 mil veículos parados e hoje há cerca de 200 mil”, disse.
Para 2017, o Inda prevê expansão de 5% das vendas, crescimento que Loureiro considera fraco.
As informações são do site Valor Econômico