Dados divulgados pelo SNIC e estimativas de mercado, indicam que as vendas de cimento para o mercado interno brasileiro, em novembro de 2015, registraram mais uma queda de 16% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com a queda em novembro as vendas acumuladas no país (de jan a Nov/15) já acumulam queda de 9%, o que fatalmente levará o ano a fechar com uma redução em vendas bem próxima aos 10%.
No mês de dezembro de 2014 foram comercializadas 5,2 milhões de toneladas e as perspectivas para o mês em curso (dezembro/15) são bem piores, já que as vendas tendem a reduzir no último decêndio do mês, próximo ao início das festas de final de ano e, historicamente, as vendas de novembro são sempre superiores as realizadas no último mês de cada ano.
Com essa queda de novembro, a quinta consecutiva, desde julho/15, quando o SNIC voltou a divulgar os dados mensalmente, as vendas dos últimos 12 meses (dez/14 a Nov/15) fecharam com 64,9 milhões de toneladas, uma queda de 8,2% em relação ao mesmo período em novembro de 2014. Os números acumulados, conforme gráfico mostram a sequencia e a tendência de queda que vem sendo registrada desde o primeiro mês deste ano (fev/14 a jan/15).
Fonte: Correio do Estado