Nestes anos de trabalho lidando diretamente com fornecedores, percebi algumas atitudes anti-éticas chegando a serem desrespeitosa entre cliente e fornecedor, que nos dias de hoje é extremamente prejudicial ao desenvolvimento e lucratividade de ambas em um mercado cada vez mais competitivo.
Quando digo respeito ao fornecedor isso vai muito além de trata-lo com educação, ética e transparência. Devemos ter em mente que não existe mais “fornecedor” temos que considera-los parceiros onde devemos respeitar os valores da empresa, seus colaboradores, suas politicas internas, diretrizes e decisões
Alguns compradores imaginam que o fornecedor é apenas uma empresa, que tem que fazer o produto ou serviço que ele deseja com a máxima qualidade, velocidade e menor preço. Até ai tudo bem, porém, algumas empresas não trata este fornecedor como parceiro, tratam como executores de um projeto ou produto, onde ele quer o produto e que o fornecedor que “se vire” pra fazer.
Já presencie casos onde o cliente parece enxergar um fornecedor como seu maior inimigo e em um pequeno erro ou atraso condena o fornecedor, agindo com falta de educação sem querer ao mesmo ouvir o motivo que provocou tal problema.
Este tipo de atitude por parte de algumas grandes empresas que estão ainda vivas no mercado por pouco tempo mancha a imagem dela mesma, faz com que determinados fornecedores se afastem da, pois, ninguém quer ser “humilhado”.
Precisamos ter em mente que fornecedor além de parceiro é um braço de nossa empresa, onde tem pessoas trabalhando para fornecer produtos ou serviços que vai ser adquirido e utilizado na empresa e depois ser vendido gerando lucro e empregos para ambas.
Vamos refletir um pouco sobre algumas questões abaixo.
Porque não tratar bem meu fornecedor?
É simples ele faz parte da sua empresa, sem ele não tem produto final, não tem faturamento resumindo não tem lucro.
Porque não procurar saber as razões dos problemas que a empresa teve que acarretou um atraso ou uma peça não conforme?
Se houve atrasos ou não conformidades houve prejuízo, seu fornecedor pode fechar as portas e poderá ficar sem produtos, gastará tempo e dinheiro pra desenvolver outro fornecedor.
Porque não ir até meu cliente com uma equipe técnica para ajudar a identificar possíveis erros de processo, sugerir melhorias?
Se você consegue melhorias para seu fornecedor ele vai lucrar mais, vai ficar motivado, produzirá mais e melhor, no futuro ao invés de lhe pedir um reajuste ele conseguira segurar o preço pra você ou quem sabe te dar um desconto.
Porque não conhecer os colaboradores do meu fornecedor?
Faça uma visita com na fabrica de seu fornecedor mostre às pessoas da linha de produção que o produto que ele está fabricando vai ser transformado em um grande produto posteriormente, onde a execução correta do processo irá gerar mais ganhos e trabalho para dezenas de outras pessoas.
A empresa que leva este conceito de respeito e apoio total a seus fornecedores anda na frente das demais, pois, consegue um trabalho em conjunto, maior sinergia, consegue melhorias em seus produtos, reduzem custos, e com isso ganham mais mercado.
Concluindo comprador que se diz comprador deve considerar seus fornecedores como um grande parceiro uma verdadeira extensão de sua empresa, tratando o mesmo com respeito e sempre pronto a ajudar com melhorias, dicas e discutindo novas ideias sempre agindo com ética e transparência.
Bons negócios,