Com o mercado cada vez mais desafiador, podemos ver novas estratégias e metodologias sendo empregadas por corporações para sobreviver neste cenário hostil. Seja criando estratégias ou se espelhando em metodologias que vem dando certo no exterior, o objetivo é sempre se sobressair no mercado e aumentar gradativamente seu pipeline de projetos¹.
É ai que entra em ação o uso do Finder-Fee, estas duas palavras de origem inglesa são usadas para descrever a metodologia de parceria de indicação de negócios, podendo ser B2B² ou B2C³, onde o grande destaque está para o B2C, pois uma pessoa ganha uma comissão apenas por indicar um negócio.
Como funciona?
Algumas empresas já estão trabalhando com rede de Finders, onde ela possui uma rede de pessoas que indicam alguns negócios para esta empresa e caso o negócio seja concretizado é pago uma comissão previamente negociada à pessoa que indicou o negócio. É uma ótima alternativa para empresas se enraizarem no mercado e permearem por campos antes desconhecidos.
O grande foco desta metodologia é que pessoas comuns que trabalham nas mais diversas áreas, tem como complemento de sua renda a indicação de negócios, a pessoa não necessariamente precisa trabalhar na mesma área que indica negócios. Por exemplo, imagine o caso de um representante comercial de produtos químicos, onde em uma de suas visitas ele descobre que o cliente dele está precisando comprar um equipamento científico, se o representante comercial faz parte da rede de Finders de uma empresa de equipamentos científicos, ele indica este negócio para a empresa que vende equipamentos científicos.
Geralmente, ocorre tudo de forma simplificada, em 3 passos:
Passo 1: Assim que o Finder descobre o negócio, ele envia um e-mail para a empresa que ele faz parte da rede com alguns dados, como o nome, telefone e e-mail da pessoa de contato, CNPJ da empresa e qual seria o projeto. Repare que o Finder não precisa conhecer tecnicamente do assunto, apenas precisa saber o interesse do contato e para qual empresa ele deve indicar.
Passo 2: A empresa recebe este e-mail do Finder e insere esses dados em seu banco de dados ou CRM4, caso este seja um negócio novo onde a empresa ainda não tinha conhecimento, fica cadastrado que a fonte deste negócio teve início com um Finder. Após isso, a empresa responde o e-mail do Finder dizendo se este era ou não um negócio novo para eles.
Passo 3: Caso o negócio seja concretizado, após o faturamento é pago ao Finder sua comissão de indicação correspondente.
¹Pipeline de projetos, conjunto de projetos que uma empresa possui, geralmente organizado em um banco de dados.
²B2B, do Inglês Business-to-Business, expressão é dada a denominação do comércio estabelecido entre empresas “de empresa para empresa”.
³B2C do Inglês Business-to-Consumer, expressão é dada a denominação do comércio estabelecido entre empresa e consumidor “de empresa para consumidor”.
4CRM, do Inglês Customer Relationship Management, sistema de gestão de relacionamento com clientes.
É importante citar que para o Finder se cadastrar em uma rede de Finders, ele deve ter uma empresa ou no mínimo uma MEI5, desde que os ganhos de comissão não ultrapassem R$ 60.000,00 por ano e o mesmo deve emitir uma nota fiscal para a empresa que ele faz parte da rede de indicações. Apesar da necessidade do Finder possuir um CNPJ a esquemática do negócio é tão simples que tudo corre quase como se fosse B2C.
A metodologia de Finder, jamais deve ser confundida com Lobby6, atividade esta não regulamentada no Brasil.
Qual é o ganho?
Geralmente, o mercado pratica taxas de Finders entre 0,5% e 2%, portanto vamos imaginar um cenário em que a comissão de indicação seja de 1%, como média e o Finder indicou um negócio que após as negociações entre as partes foi concretizado em R$ 500.000,00, após o faturamento do pedido, o Finder recebe R$ 5.000,00 apenas por ter indicado um negócio de sucesso.
Onde se cadastrar?
Algumas companhias anunciam em seus sites que estão estabelecendo parcerias com indicadores, além disso, o LinkedIn é uma poderosíssima ferramenta para Finders, onde empresas postam mensagens com interesse de formação de rede de Finders, a metodologia ainda não é muito divulgada no Brasil, mas vem se espalhando cada vez mais.
Outra dica é, se você possui interesse em ser um Finder, poste uma mensagem com este interesse em seu LinkedIn.
5MEI Microempreendedor Individual, pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.
6Lobby do Inglês a expressão é geralmente utilizada para descrever atividades de indicações com benefícios não declaráveis, onde no Brasil se caracteriza uma atividade não regulamentada.
Obrigado!
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