Muitas vezes nos pegamos ponderando determinados fatores para chegarmos a uma decisão que seja satisfatória – por menores que sejam os objetivos finais.
Tendemos a fazer isso analisando nossas capacidades externas e fatores externos, pondo isso numa balança chegamos à uma decisão satisfatória para só daí partirmos para a ação, certo?
Quando transportamo-nos para o mundo dos negócios essa lógica se mantém – e é disso que se trata a Análise de SWOT.
Conceito de ‘Análise de Swot’
Análise SWOT (acrônimo para Strengths (Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Treaths (Ameaças)) é o meio pelo qual empresas tendem a estudar os passos seguintes a serem tomados observando os fatores externos e internos do mercado da empresa.
Esta é uma das ferramentas ao mesmo tempo mais simples e eficazes para uma empresa entender seu mercado e criar as bases necessárias para fazer os investimentos corretos.
Este método apesar de simples é eficiente para a construção e manutenção tanto de pequenas quanto de multinacionais.
É preciso entender, resumidamente o que são e para que servem cada um dos quadrantes da Matriz e, assim utilizá-lo com perfeição e assim obter os melhores resultados durante o seu planejamento estratégico – já que ele visa posicionar ou verificar sua empresa no mercado.
- S (Strengths ou Forças) – neste ponto todas as vantagens que sua empresa possa ter em relação aos futuros concorrentes ou do seu mesmo segmento de mercado.
- W (Weakenesses ou Fraquezas) – aqui é preciso ser honesto e usar do método contrário ao utilizado no ponto anterior e entender quais e quantos são os problemas da empresa em relação às suas concorrentes.
- O (Opportunities ou Oportunidades) – são os fatores externos que não podem ser influenciados pela empresa, pois são síndromes de mercado. Aqui estão forças externas que influenciam positivamente o empreendimento.
- T (Threats ou Ameaças) – estes serão os fatores externos que podem comprometer o crescimento de sua empresa. Tanto neste como no último ponto é preciso perguntar-se sobre o cenário econômico como forma de preparo para possíveis situações que virão.
Neste ponto é importante esclarecer quais são e como gerenciar os pontos externos e internos:
Fatores Internos: Forças e Fraquezas são influenciáveis e gerenciáveis na medida em que são estudados. Uma empresa que conhece suas fraquezas e forças é capaz de trabalhar estes pontos.
Fatores Externos: Oportunidades e Ameaças, apesar de serem independentes da influencia do empreendedor é possível estudar e criar modos de saber aproveitar as oportunidades proativamente e de reduzir os riscos e percas das ameaças.
Como Fazer
Por ser uma ferramenta de simplicidade extraordinária, tudo o que se é necessário para criar esta matriz é uma planilha do Excel ou mesmo um quadro ou cartolina e dividir os 4 quadrantes – separando e listando em cada um deles os pontos acima.
Após isto traçar planos de ação para saber como aproveitar aas oportunidades e forças que são positivas para a empresa e assim, também, contornar as fraquezas e ameaças, reduzindo os riscos.
Exemplos de Análise SWOT
Para se começar este método é necessário que, no processo de composição da Matriz, levantem-se o maior número possível para cada ponto, como por exemplo:
Forças
- Quais as melhores atividades às quais sua empresa está apta?
- Que recursos destacam-se entre os demais?
- Em relação à concorrência, qual sua maior vantagem?
- Os clientes são engajados?
Fraquezas
- A mão de obra é plenamente capacitada?
- Durante o treinamento existe algo que esteja deixando a desejar?
- Por que a concorrência teve preferencia?
- Que forma de engajamento devo adotar?
- Por que não funciona?
No caso dos fatores externos é preciso atentar-se a pontos que devem ser estudados e observados tais como:
Ameaças
- Nova concorrência
- Perda de funcionários-chave
- Mudança de status quo (no que diz respeito a Leis e regulamentações)
- Informação e automatização de processos de produção, comércio etc.
Oportunidades
- Mudanças na política econômica do governo
- Mudança de tributos
- Investimentos externos
- Ampliação de crédito de potenciais consumidores
Apenas lembrando que, estes questionamentos são apenas a contexto de exemplificar alguns dos principais problemas/oportunidades que podem ocorrer no processo.
É necessário, como foi dito, que para se chegarem aos questionamentos corretos um planejamento estratégico que mostraram que pontos são notáveis no processo de construção da análise.
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