Saber apresentar bem a sua empresa pode ser definitivo para captar novos clientes em diferentes ambientes. Às vezes, em uma rápida conversa no café você precise falar sobre isso. E você sabe como apresentar bem a sua empresa?
Quando você consegue falar dos pontos fortes de sua marca, você está vendendo o seu peixe. E isso pode ser feito em vários momentos do dia.
A verdade é que você é um marketing ambulante de seu negócio, e se não for de qualidade pode espantar a clientela e não vender a imagem que você desejava.
Então, vamos lhe ajudar a entender como falar de sua empresa de maneira encantadora, e convencer rapidamente as pessoas de que a sua marca é excelente.
Aprenda a apresentar bem a sua empresa e saia na frente da concorrência
O dia inteiro estamos em contato com outras pessoas. Na hora do almoço, no elevador ou na fila do banco existem grandes chances de alguém puxar papo e você se pegar falando sobre sua empresa.
Esse momento pode significar a captação de novos clientes, pois ainda que a pessoa com quem você esteja dialogando não tenha interesse em seus serviços, ela poderá falar de sua empresa para outras pessoas.
E é por isso que a maneira como você apresenta a sua empresa é essencial para seu desenvolvimento profissional.
Acompanhe a seguir nossas dicas de como apresentar bem a sua empresa seja para clientes, estranhos ou em uma palestra para profissionais de seu nicho de atuação.
- Como você começou esse negócio?
Não seja exagerado nos detalhes, mas explique como você identificou a necessidade de criar esse negócio. Mas não seja cansativo falando sobre datas ou citando outras pessoas que o seu interlocutor não conhece.
- Não seja óbvio:
Tente não falar coisas óbvias para que a outra pessoa não se sinta subestimada. Fale de coisas realmente relevantes e que não são de conhecimento de todas as pessoas.
- Saiba com quem você está conversando:
Se você está apresentando sua empresa em uma reunião ou palestra, estude antecipadamente as pessoas com as quais vai conversar. É importante que você entenda esse público (de forma particular em caso de reuniões, ou de maneira geral, em casos de palestras).
- Fale sobre diferenciais e vantagens:
Fale sobre as vantagens de ser cliente ou parceiro de sua empresa, e fale sobre os diferenciais oferecidos pela sua marca.
Fale de todas as soluções propostas pela sua empresa para os problemas que vocês atendem e as lacunas que vieram ocupar
- Seja bem humorado:
Se o ambiente permitir, seja bem humorado. Monte uma apresentação leve e descontraída, e desperte o interesse de sua plateia em continuar assistindo, além de criar curiosidade para que as pessoas contatem sua empresa quando terminar.
- Faça uma apresentação exclusiva sua:
Nunca pegue uma apresentação padrão de outra pessoa. Crie sua própria apresentação para que ela siga os conformes de sua empresa e expresse aquilo que você quer, de fato, apresentar.
- Fale de números de maneira moderada:
É importante falar de números, sim. Mas não faça 15 slides de gráficos e estatísticas. Isso vai deixar tudo mais monótono e cansativo. O ideal é que você só apresente números que sejam realmente expressivos e relevantes.
- Fale dos projetos e engajamento:
Se sua empresa está envolvida com qualquer tipo de projeto de cunho filantrópico ou social, não deixe de citar. Isso causará a simpatia imediata das pessoas, e pode despertar ainda mais interesse em sua fala.
Apresente sua empresa da mesma maneira que a criou: com empenho, dedicação e paixão
Seja apaixonado pela sua empresa em seus discursos de apresentação. Fale sobre ela com carinho, mas sem deixar o profissionalismo de lado.
Busque adequar a linguagem ao público especifico que vai lhe ouvir, e evite usar termos muito técnicos e jargões da profissão para se fazer inteligível a todos os presentes.
Venda sua empresa com empolgação, mas sem soar falso. Seja natural e monte uma apresentação com dados importantes e que condensem os valores e a missão da empresa.
Apresentar bem a sua empresa tem um efeito mais eficaz do que entregar o seu cartão de visitas. Faça isso da maneira correta para obter o devido retorno.