O papel é feito com a celulose, que é a fibra extraída da madeira. Porém, para se transformar é necessário um processo industrial com várias etapas. As árvores mais usadas para fazer papel no Brasil são os eucaliptos, pois elas crescem mais rapidamente. Porém, o papel pode ser feito a partir de fibras de outros vegetais.
Já em termos mundiais, é o pinheiro (pinho) a espécie de árvore mais usada para a fabricação de papel. No caso do eucalipto, depois de atingir a altura máxima, o que acontece em sete anos (no Brasil), ele é cortado e levado para a indústria. Lá, a árvore será picada e descascada.
O passo seguinte é colocar os pedaços da árvore em um grande tanque, onde vai cozinhar, junto com uma série de substâncias químicas. Elas servem para extrair a celulose e obter um papel de boa qualidade, sendo que os sulfitos (compostos de enxofre) são um dos produtos químicos.
O cozimento dura algumas horas e, ao final dessa etapa do processo, os pedaços de árvores tornaram-se uma pasta, a celulose. A etapa seguinte é passar a celulose por um processo de lavagem, a fim de remover as substâncias químicas utilizadas no cozimento, bem como as impurezas.
Em seguida, a celulose vai para uma máquina, a mesa plana (grande esteira rolante), que tem o objetivo de transformar a pasta em uma folha contínua e lisa.Depois que a folha contínua se forma, ela segue pela esteira rolante, até chegar aos rolos, onde ela será prensada, a fim de retirar o excesso de água, além de compactá-la e alisá-la.
Na sequência a pasta que já virou folha e que agora está quase pronta vai para a enroladeira, um equipamento que vai enrolar a grande folha.
Processos de como é fabricado o papel
Após passar pelo processo para se enrolado, o papel segue para as bobinas, que vão cortá-lo. Nesse momento, são usados os padrões de tamanho e gramatura da fábrica. Agora já prontas, as folhas de papel seguem para as empacotadeiras, que fazem o serviço de separar lotes nas quantidadesideais para preencher cada pacote.
Os pacotes são colocados em caixas e, posteriormente, elas são encaminhadas aos clientes de cada indústria. Geralmente, eles são as livrarias, papelarias, supermercado, lojas de informática e outros comércios que as vendem.
Vídeo de como é fabricado o papel na Suzano
Vídeo de como é fabricado o papel na Fibria
Basicamente, ao longo dos anos, mesmo com avanços significativos, o processos de produção de papel é igual desde que se começou a usar as fibras da madeira.Um desses avanços, inclusive, permite que seja aproveitado até 98% da madeira de uma árvore. No processo de fabricação são utilizadas tanto as cascas quanto outras partes que antes eram descartadas.
Existem muitas curiosidades sobre como é fabricado o papel, uma delas é que esse produto foi inventado na China no século 2. Naquela época, entretanto, a matéria prima eram as fibras de algodão de roupas velhas. Só em 1850 criaram-se os equipamentos necessários para usar as fibras extraídas da madeira na fabricação de papel. A escassez de trapos foi um dos motivos.
Por Fábio Alves e Vivian Fiorio