Saber como funciona uma Mini Escavadeira é principalmente útil para quem precisa desenterrar sujeira, solo e rochas. Mesmo sendo um equipamento industrial, o seu porte menor o torna mais prático para uma gama maior de serviços, inclusive, em terrenos acidentados.
Os modelos de escavadoras menores são usados com mais frequência em fazendas e canteiro de obras ou mesmo em ambientes confinados, onde o equipamento deve trabalhar com movimentos reduzidos. Devido a sua maior praticidade, o equipamento também trabalha de forma mais rápida, gastando menos energia e tempo. Entre outros motivos, a operação é realizada com maior agilidade graças aos seus braços alongados.
Quanto a sua condução, não é difícil, ainda mais para quem já têm experiência como motorista, sendo que com algumas instruções básicas já é possível ligar e usar a Mini Escavadeira. Como a tecnologia está cada vez mais acessível aos pequenos empresários também, é possível encontrar no mercado diferentes marcas de fabricantes.
Entre as suas principais vantagens em relação aequipamentos maiores é que elas podem chegar até lugares onde as máquinas grandes não conseguiriam.Por isso, pode ser vista mesmo em grandes empreendimentos. Por outro lado, mesmo tendo um porte menor o seu preço é alto, ainda mais quando se trata de um modelo mais novo e moderno.
Assim, o seu uso torna-se inviável muitas vezes justamente para quem poderia fazer um melhor uso dela, como os pequenos empreendedores e fazendeiros. Para ter uma ideia, enquanto uma escavadeira de grande porte pode custar R$ 400 mil, uma Mini Escavadeira não sai por menos de R$ 300 mil.
Veja como funciona uma Mini Escavadeira
Os principais ramos que se beneficiam com a Mini Escavadeira são da construção, paisagismo e agricultura. Para fazer o seu trabalho, o equipamento conta com uma grande pá, que é movida por um braço mecânico, o qual pode escavar áreas bastante extensas. Os modelos também costumam ter cabine aberta, caçamba e sapata.
Alguns têm ainda esteira expansível, lança articulada para escavar rente a muros e giro zero para garantir que a Mini Escavadeira não ultrapasse a largura da esteira ao executar a rotação da cabine. Outra função adicionar é o seletor de modo de operação com diferentes opções.
Quem não pode comprar uma nova pode adquirir uma Mini Escavadeira de segunda mão ou mesmo buscar uma boa oferta nos leilões de máquinas escavadoras, os quais ocorrem com alguma frequência e que você pode acessar pela internet. No entanto, antes de encontrar um preço tentador veja antes quantas horas ela já foi usada ou quantos quilômetros ela já rodou.
Porém, como existem diferentes marcas e modelos diversos, bom mesmo é saber bem quais são os diferenciais de cada máquina. Assim, fica mais fácil avaliar qual o melhor para suprir as suas necessidades, leve em conta a potência do motor, se é compatível com o trabalho que você deseja executar, e se a força de escavação é adequada.
Vale ainda certificar-se da sua garantia. Além disso, alguns setores produtivos no Brasil possuem linhas de crédito e outros benefícios para ajudar na hora de adquirir equipamentos para a sua empresa.