Existem empresas para as quais você não vale a pena trabalhar? Certamente existem empresas onde se aprende pouco ou pior, aprende-se o que não se deveria aprender. Empresas sem estrutura e que competem através do uso de meios ilícitos e ilegais não merecem o seu interesse. Mas normalmente só descobrimos isso quando já estamos na empresa. O que fazer?
Uma pergunta que surgiu há algum tempo, com o aquecimento do mercado de trabalho a um nível inédito e com as propostas que os profissionais estão recebendo de headhunters e de empresas diretamente.
A questão não é o que fazer ao descobrir isso, já dentro da empresa. A questão é como identificar uma empresa que pode vir a ser problema, antes de mudar de emprego.
Em primeiro lugar, o que caracteriza empresas para as quais não valeria a pena dedicar o seu tempo? Simplificando a visão, são empresas que apresentam remuneração e condições de trabalho inferiores em relação às outras empresas do seu setor. Porque estes 02 parâmetros? Porque quando estes parâmetros não estão na média do setor, existem muito outros problemas que produzem estas condições.
Pode ser que o compromisso da empresa com o futuro seja limitado, permanecendo no mercado enquanto for possível explorar as oportunidades facilmente. Pode ser que a forma de se ganhar dinheiro seja através de exploração temporária da mão-de-obra, assumindo um alto turnover.
Em segundo, que setores tipicamente apresentam exemplos destas empresas que não deveriam merecer a sua dedicação e seu esforço? Vale lembrar que o problema não é o setor, que pode ter ótimas empresas, mas sim empresas que utilizam meios pouco lícitos para competir no setor. Em muitas partes do mundo, o setor de serviços terceirizados, setor de redes de varejo, setor de serviços de alimentação, setores que praticam venda a domicílio aparecem com maior frequência.
São normalmente setores que trabalham com baixa especialização e servem de porta de entrada numa profissão para pessoas sem qualificação.
A identificação dessas empresas pode ser feita observando-se algumas características:
a) Publica anúncios de empregos com muita frequência. Melhor dizendo, tem como característica a manutenção permanente de anúncio oferecendo empregos. O fato pode indicar que a empresa tem dificuldades em atrair candidatos ou que um turnover elevadíssimo faz parte do modelo de negócios da empresa. Algumas empresa do setor de varejo apresentam turnover de mais de 50% anual! Tal fato pode indicar uma atividade difícil em que muitos não permanecem além de alguns meses. Neste caso, pode ser que a empresa não saiba como identificar claramente os profissionais de que necessita e atira para todos os lados num processo permanente de “tentativa e erro”.
b) Faz questão de evidenciar não se exige qualificação ou necessidade de experiência anterior para funções que normalmente requer experiência anterior. Pelo mesmo problema anterior, pode ser que a empresa tenha desistido de pré-selecionar os melhores potenciais e tenha reduzido os requisitos para ampliar a a base de candidatos. Mas também pode ser que apenas explore a falta de experiência para pagar menos.
c) Oferece benefícios elevados e incomuns para a posição ou função. Pode ser mais uma forma de atrair, mas que com o turnover acaba pagando para poucos. Pode ser também uma compensação por condições inferiores de trabalho que é o caso típico de “ajuda-de-custo” que muitas vezes serve para transferir o custo operacional para o funcionário.
d) A descrição da função não é clara ou utiliza termos pouco comuns e termos estrangeiros para descrever a atividade. Para os desavisados, um termo em inglês ou o nome da posição em algum idioma estrangeiro pode fazer parecer importante algo que na realidade seria muito pouco atrativo em português.
e) O número de ofertas de emprego é elevado em relação ao número de funcionários da empresa. Quando uma empresa relativamente pequena em números de funcionários permanentes, requisita um grande número de funcionários novos, pode ser um projeto novo e grande. Mas pode ser uma atividade sem grandes perspectivas ou uma atividade temporária disfarçada em emprego. Avançando no processo, períodos de experiências práticas e treinamentos em campo podem ser os disfarces para um período de trabalho sem garantias.
O que estaria por trás destas evidências? Empresas que tem dificuldade em atrair candidatos exageram nas informações e divulgam informações extravagantes para atrair a atenção das pessoas. Da mesma forma, mesmo que os benefícios sejam elevados, muitas vezes não passam de compensação por trabalho excessivamente pesados ou em condições de trabalho extremo.
A fase em que o candidato teria melhores condições de identificar evidências e perceber se a proposta é de uma empresa séria, é na fase de recrutamento e seleção. Nesta fase a falta de conteúdo com valor torna-se mais evidente e mais difícil de ser camuflada:
1) A empresa não é muito organizada no atendimento dos candidatos, com falta de clareza com agenda, pessoas para o atendimento e entrevistas. Muitas vezes há descuido nos contatos e pouca atenção quanto à confidencialidade da situação.
2) As atividades da empresa e da função oferecida não são claramente expostas ou simplesmente não são claras. O rol de atividades nunca é apresentada de maneira formal ou documentada. Se a proposta de remuneração, condições de trabalho e benefícios não são apresentadas por escrito para sua análise sob forma de documento, pode indicar problemas.
3) Há poucas entrevistas ou as entrevistas são demasiadamente curtas e repetitivas. Os entrevistadores repetem perguntas e abordagens. Este pode ser um indicador definitivo de que a empresa está escondendo a realidade da atividade ou que na prática, há um número grande de candidatos para a vaga em questão.
De qualquer maneira, uma mudança de emprego deve ser para melhor. O balanço da relação custo/benefício tem que ser claramente positivo para o seu futuro. O efeito emocional de se livrar de uma situação incomoda ou de um chefe injusto não deve ser considerado nesta equação.
Para aqueles que pensam em mudança de emprego, vale lembrar que quando o mercado está bem, qualquer empresa parece ser boa. Mas é quando os negócios ficam mais difíceis é que as verdadeiramente boas empresas demonstram o seu valor. E nesta hora, aquelas que não são competitivas desaparecem, deixando muitas vítimas pelo caminho.
Grato, YK.