Todos nós queremos saber o segredo, se é que ele existe de verdade, do desenvolvimento profissional. Claro, se soubéssemos o tal segredo, poderíamos investir nas atividades mais importantes e dedicar-mo-nos a aprimorar a nossa habilidade nelas, certo?
Várias vezes tive que pensar neste assunto para responder às pessoas que buscam uma resposta clara na hora de decidir os seus caminhos profissionais. Recentemente, uma jovem profissional americana desafiou-me mais uma vez através do Linkedin, com o tema.
Agradeço à Megan por ter-me forçado a pensar no processo e ter-me feito elaborar uma idéia. Como ela gostou a abordagem, talvez seja interessante para outras pessoas também.
Através da experiência vivida, descrevo um processo simplificado de desenvolvimento de profissional através das seguintes etapas básicas:
a) Você adquire informação através de todos os meios disponíveis de comunicação e informação. Hoje os jovens são muito ricos em informações e muitas vezes isto faz com que pensem que são melhores que pessoas mais velhas. Mas informação é apenas um subsídio para o seu trabalho, um insumo básico.
b) Através da formação nas universidades e outros campos da educação, você adquire melhor conhecimento do que em qualquer outra época. Você pode notar isto no seu ambiente de trabalho quando percebe que tem coisas que o seu chefe nunca ouviu falar. Mas lembre-se que o conhecimento só se torna válido e valioso quando você o converte em resultado ou criação.
c) O processo de apropriação da técnica é que o capacita a converter o conhecimento e as informações em resultado e criação. O processo de apropriação ocorre para cada técnica, vez por vez, através de boas oportunidades de prática que o fazem dono da mesma. O tempo é o requisito para dominar e apropriar-se de um bom conjunto de técnicas.
d) É a experiência, com repetição das práticas, que proporciona a habilidade de selecionar a melhor técnica ou a melhor metodologia para cada situação particular e para cada condição. Esta habilidade torna-o mais produtivo e mais eficiente no seu campo, em comparação com outros profissionais, tornando-o elegível para as oportunidades de carreira ou para as melhores oportunidades.
e) O acúmulo de experiências e inúmeras exposições às diferentes situações pode torná-lo um melhor profissional, capaz de orientar pessoas para alcançarem resultados mais rapidamente e mais precisamente através das etapas, comparados com outros grupos. Esta é a maestria que o torna uma referência no seu trabalho ou no campo dos negócios, gerando reconhecimento e respeito através dos anos.
Há pessoas que percorrem algumas etapas iniciais mais rapidamente, mas se o ganho vier através de um atalho, o caminho adiante poderá ser mais difícil e lento. Mais uma vez, vale a alegoria de um sprint de 100 metros no início de uma maratona. Pode significar pouco ou nada, como pode significar apenas um desgaste prematuro sem grande benefício para a conclusão da distância toda.
Mesmo que a sua velocidade seja maior que de outras pessoas, é melhor cuidar para que o desenvolvimento seja consistente e sólido. O mais importante é perceber que você está sempre evoluindo, e se não estiver, procure caminhos para retomar a sua evolução gradual.
Esta estrutura pode ter variações e alternativas diversas, mas com certeza, serve para uma contínua avaliação do seu crescimento profissional ao longo dos anos…
YK.
http://yoskaw.blogspot.com.br/
Nenhum comentário
Ótimo texto, realmente a construção profissional é um caminho árduo e que não se consegue da noite pro dia. O infinito de adereços que se inserem nesta caminhada, faz com que sejamos cada vez amis fortes. O silncio é cada vez mais uma arma a favor, pois uma vez li uma frase que dizia ” quem lê sabe muito, mas quem olha sabe muito mais.” O observar, o calar na hora certa, o auto controle em diversa situações, faz que olhemos para o passado profissional e particular e entendamos o valor do calar as vezes. Devemos estar atentos para nós mesmos, não só com os outros. O observar é um ótimo professor.