Vamos falar sobre novas tecnologias de Corte de Materiais, mais especificamente do Corte Laser de Fibra que proporciona diversas vantagens tanto em custo quanto em qualidade do serviço.
Quando você for pesquisar sobre máquinas de corte à laser, você vai encontrar vários modelos, capacidades de corte é também qual a tecnologia utilizada na geração do feixe laser para o corte dos materiais. Vamos falar sobre duas tecnologias a Laser de Fibra e Laser de CO2 (Convencional).
Resumidamente estas tecnologias estão diretamente relacionadas a formação do feixe laser que corta o material sobre a mesa da máquina.
Geração do Feixe Laser
Na geração do feixe de laser de CO2 é produzido por uma mistura de gases. Este feixe tem um comprimento de onda de 10,6 mícrons e uma eficiência de cerca de 8%. Esta fraca eficiência na geração do feixe de raios laser gera muito calor e com isso se tem a necessidade de muita refrigeração, sendo necessário o uso de uma turbina de arrefecimento. Esta turbina deve passar por manutenção anual e ser substituído a cada 40 mil horas aproximadamente.
Em vez disso o laser de fibra é um feixe de laser em estado sólido gerado pela excitação de cristais. O comprimento de onda é 1,06 micra e tem uma eficiência de 30%, e não necessita de muita refrigeração.
Sem a necessidade de gás para a geração do feixe não necessita de refrigeração da turbina, os custos de operação e manutenção são drasticamente reduzidos. A vida da fonte é igual ao tempo de vida do equipamento.
Há uma outra grande diferença entre as máquinas de corte a laser com base em tecnologia de fibra e tecnologia baseada em CO2.
Como é transportado o feixe de raio laser
Em máquinas de corte a laser de CO2 o transporte do feixe é feito por um sistema de espelhos. Estes espelhos necessitam de manutenção e devem ser substituídos de tempos a tempos, visto que se deteriorar devido a partículas que podem entrar no circuito.
Máquinas de Corte Laser de Fibra, o feixe é transportado através de um cabo de fibra óptica, que é livre de manutenção, consequentemente traz uma grande economia nos custos com manutenção preventiva e corretiva em comparação com os espelhos mencionados acima.
Consumo
Devido à baixa eficiência que se obtém na geração de Laser com CO2 e a grande necessidade de refrigeração o consumo de energia é maior.
A máquina de corte a laser por fibra consome muito menos porque não necessita de tanta refrigeração devido ao seu sistema de geração se mais eficiente. A perda de energia na geração de laser e muito mais baixa.
Como exemplo, uma máquina corte laser de CO2 de 5 kW consome aproximadamente 70 kW, quando um laser de fibra de 3 kW de consume cerca de 25 KW *.
* Acredita-se que uma máquina de fibra de 3 kW, é equivalente em performance a uma máquina de 5 KW de CO2.
Em termos gerais, podemos dizer que uma máquina laser de fibra tem um consumo de energia 60% menos do que um Laser CO2.
Aplicações
O desempenho da máquina de corte a laser para chapas finas (até 5 mm de espessura), é mais eficaz do que uma máquina de CO2. Isto é devido principalmente ao comprimento da onda do feixe de fibra que é 10 vezes menor do que o de CO2 (1,06 microns comparado a 10,6 microns). De 5 mm. de espessura, o desempenho de ambas é muito semelhante.
Outra vantagem do Corte Laser de Fibra, é o seu melhor desempenho durante o processamento de materiais refletores, tais como alumínio, bronze ou cobre.
Fonte: http://www.danobatsheetmetal.com/es/
Editado por: Fábio Henrique