A logística reversa contribui com a sustentabilidade de nosso meio ambiente e favorece o mercado siderúrgico.
O que é Logística Reversa?
A logística reversa possibilita o retorno correto das embalagens metálicas, plásticas e outros materiais como o vidro, papelão e resíduos recicláveis, esse sistema diminui o impacto que esses produtos oferecem para o meio ambiente, através de cooperativas de reciclagem ou locais de descarte específicos esses itens são selecionados e reutilizados.
Cada empresa ou consumidor tem uma grande parcela em promover a logística reversa, podemos separar e descartar esses materiais nos locais indicados ou então realizar o uso dessas embalagens conscientemente seja utilizando-as em casa ou realizando projetos de sustentabilidade.
Impacto no Meio Ambiente
O processo de decomposição de certas embalagens e o aumento significativo desses produtos oferecem danos prejudiciais ao meio ambiente, por exemplo, as embalagens de metal ou alumínio demoram cerca de 100 a 200 anos para se decompor, a não reutilização desses materiais possibilita um consumo maior de recursos naturais e agrava a poluição de nascentes , lagos e solos.
– Confira as Principais Ligas Metálicas utilizadas na Indústria
Podemos acompanhar o impacto no meio ambiente através de rios poluídos, enchentes ocasionadas pelas embalagens jogadas em bocas de lobo, animais mortos, destruição ecológica e muitas outras questões, conscientizar o reuso das embalagens metálicas é contribuir com a sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental.
Logística Reversa para Empresas
Com o destaque do tema responsabilidade social diversas empresas já utilizam o sistema de logística reversa em suas atividades diárias, o retorno das embalagens plásticas e metálicas para os fornecedores ou cooperativas de reciclagem é considerado o melhor método de sustentabilidade.
Algumas organizações reutilizam as embalagens para próprio uso dentro de suas empresas, o alumínio e o aço voltam à condição normal de matéria-prima podendo ser utilizado em indústrias siderúrgicas e o material plástico é reutilizado como tubo para esgoto, embalagens para óleos lubrificantes e muito mais opções, estar consciente da logística reversa é promover um ambiente mais saudável e limpo.
Descarte Correto
Em São Paulo já podemos descartar corretamente as embalagens metálicas, a Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço) e o Sindicato Nacional da Indústria da Estamparia de Metais (SINIEM) em devido acordo, desenvolveram um projeto de reciclagem desses materiais, o centro de recebimento de latas de aço favorece o mercado siderúrgico e contribui com a preservação do meio ambiente.
Qualquer cidadão, empresa, cooperativa ou catador de materiais recicláveis, poderá encaminhar as embalagens metálicas ao centro da Abeaço, basta entrar em contato com a associação neste endereço e tornar-se mais um associado em prol da logística reversa.
Gostou de aprender um pouco mais sobre logística reversa para embalagens metálicas?
Agora compartilhe com seus amigos está notícia e comece você também a proteger o meio ambiente!
Escrito por: Tamires Almeidda