Um dos conceitos mais clássicos e famosos do assunto, o Mix de Marketing ou Composto de Marketing, foi criado com o intuito de fortalecer o conceito de marketing, segundo o qual, sua função é agregar mecanismos que fazem com que o seu produto/marca/serviço possa ser adquirido
Mas, na prática, o que são os 4 P`s de marketing e como ele pode ser desenvolvido pela sua empresa? E mais: o que isso fará com o seu empreendimento?
São essas perguntas que este artigo está prestes a responder de maneira fácil e rápida.
Quais são os 4 P`s de Marketing?
Os 4 P`s na verdade representam os quatro pontos mais importantes de qualquer estratégia de marketing: produto, preço, praça e promoção.
Imagem – Retirado de marketingdeconteudo.com
O objetivo destas 4 palavras e seu significado vão de encontro a um único fim: vendas.
Logo após a construção da sua marca, estes 4 pontos são as questões-chave que levarão a sua empresa/empreendimento ao sucesso.
P de Produto
Em primeiro lugar para a sua empresa existir ela precisa oferecer algo ao mercado. Neste ponto é preciso definir o que é que está sendo oferecido e porquê. Qual a necessidade dele no mercado. Enumerando, é preciso questionar-se os seguintes aspectos:
- O que o seu produto têm a oferecer/somar aos clientes em potencial?
- Que funções ele desenvolve para tal?
- Em que circunstâncias ele será essencial?
- Como ele é fisicamente (ou estruturalmente se for um serviço)?
- Qual o seu diferencial em relação aos seus concorrentes?
Além deste ponto é necessário saber quanto tempo de mercado este produto/serviço irá ser rentável e partir disso definir, anteriormente, estratégias para o futuro.
P de Preço
Neste ponto reside a função de existir de seu empreendimento, já que é a partir do dinheiro arrecadado com o seu produto que surgirá retorno para a existência e permanência da sua marca.
Aqui cabem alguns outros questionamentos como:
- Qual o valor deste serviço/produto para o seu cliente?
- Quais as faixas de preço para produtos e serviços nas determinadas áreas de distribuição?
- Como o cliente reagirá ao preço?
- Qual o preço da concorrência?
Respondendo a estas perguntas tenha em mente que o seu produto carregará sua marca e é através da sua qualidade (ou não) que ela se sustentará em relação a outros produtos da empresa.
P de Praça
Aqui cabe saber uma definição melhor a respeito do assunto (no que diz respeito à sua tradução – Placement – que pode ser traduzido para a área como “Colocação de Mercado”, e, como os outros pontos, merecem ser questionados nos seguintes pontos:
- Em que locais o seu público-alvo costuma comprar os concorrentes do seu produto?
- Virtuais? Quais?
- Físicos? Quais?
- Para uma melhor distribuição, o que sua empresa pode fazer a respeito?
Neste ponto será definido como e onde sua empresa estará disponível para os seus clientes. É preciso definir um local em que público-alvo e produto/serviço estejam num encontro inevitável – e que este encontro resulte em venda.
P de Promoção
No sentido de promover sua marca e seu produto, este ponto tem como objetivo transfigurar o sentido literal da palavra marketing numa estratégia de vendas efetiva. Cabe questionar-se:
- Quando e onde seu público-alvo poderá ser impactado pelas mensagens de marketing?
- Que canais de comunicação são os mais efetivos às vendas de seu produto/serviço?
- Qual o melhor momento para vender o seu produto?
- Como a concorrência faz isso?
Leia também:
– Inbound Marketing X Outbound Marketing: Qual a melhor estratégia de vendas?
– 7 dicas incríveis para uma Campanha de Marketing de Sucesso
– Saiba como ser “Marca Registrada” na vida das pessoas – 7 Dicas Infalíveis
Como fazer?
Antes de mais nada, dentre a maior parte das estratégias de vendas, o mix de marketing é relativamente simples.
Exige, sobretudo, pesquisa e um conhecimento de mercado – seja de locais, seja de períodos – para que assim ele possa ser efetivo e fornecer um retorno positivo à sua empresa/negócio/empreendimento.
É preciso definir um planejamento estratégico, antes de tudo, para que se possa definir e discutir formas de incluir os 4 pontos listados pelo mix marketing de forma positiva.
Entendendo na prática – Exemplos
O mix de marketing é importante para implementar uma estratégia da empresa para impactar o público-alvo da forma correta.
Apesar de ser um conceito de funcionalidade essencial como estratégia de vendas para muita gente é algo ainda muito abstrato, mas citemos como exemplo a venda de água no sinal x a água Perrier.
Considerando seus preços, praça e promoção, podemos considerar que são condizentes, principalmente, com os seus públicos-alvo, que variam de acordo com a sua necessidade.
Podemos então considerar que o Mix de Marketing é um eficiente método de estratégia de vendas se levarmos em consideração os pontos citados acima – que se forem seguidos passo a passo se converterão em forma de lucro e vendas.
Este artigo lhe foi útil? Compartilhe em suas redes sociais e deixe sua opinião nos comentários! Até o próximo artigo!