Por que é tão importante entender em que tipo de empresa você trabalha? Porque o desenvolvimento de carreira numa empresa depende do alinhamento entre as necessidades da empresa e o foco do desenvolvimento que você estabelece para a sua carreira! Mas do que estamos falando?
Estamos falando de uma empresa local, regional, nacional, exportadora, internacional, global ou transnacional? Acontece que o foco dos negócios das empresas é definido pela característica do âmbito de atuação das mesmas.
No que interfere o tipo de empresa que você trabalha
Se é uma empresa local, o foco do seu negócio está em torno da sua localização e os seus clientes e parceiros de negócios devem estar relativamente próximos. O conhecimento da sua cidade, das empresas locais e das pessoas locais devem estar entre os elementos mais importantes para o negócio. Profissionais de raízes locais devem oferecer as características mais requisitadas. Numa evolução para uma empresa regional ou nacional, o conhecimento buscado é uma extensão dentro do horizonte geográfico definido.
Mas o que acontece se essa empresa tem uma operação de exportação? Suponha que essa operação de exportação seja um adicional relativamente pequeno dentro dos negócios da mesma. Certamente a empresa buscará alguns profissionais com habilidades e competências necessárias para este tipo de atividade. Talvez algumas pessoas que falem o idioma dos países com que a empresa mantenha relações seja o limite máximo da sua necessidade.
O que seriam as necessidades em empresas internacionais? Estas teriam filiais e escritórios regionais nos países ou nas regiões em que busca negócios, certo? Além de profissionais locais em cada país onde tenha presença, necessitará de profissionais na sua sede, com habilidades, conhecimentos e competências para gerenciar e suportar estas operações predominantemente comerciais. Idiomas, legislações, relacionamentos, questões culturais e outros aspectos são do interesse dessas empresas, correto?
Nessas, cada filial ou escritório regional é administrado de forma individual, oferecendo serviços e produtos mais adequados ou apropriados para aquela área geográfica, procurando explorar oportunidades pontuais que melhor se enquadram com a linha de produtos e serviços existentes na empresa.
O que é diferente quando a sua empresa é uma empresa global? Provavelmente a sua empresa busca desenvolver uma posição estratégica nos mercados mais importantes no mundo. Define objetivos para os segmentos mais importantes para competir no mercado, faz investimentos locais necessários para sustentar a sua ambição, desenvolve produtos globais que atendam as necessidades de vários mercados, maximiza a sinergia interna e externa para ser globalmente competitiva.
Mais interessante? Nesta empresa a necessidade de habilidades e competências profissionais é muito mais ampla e certamente o grau de especialização buscada é muito mais profunda. Vários idiomas, conhecimento de diferentes culturas, habilidade de se relacionar com pessoas em ambientes de diferenças acentuadas, capacidade técnica de adequar seus produtos, competência em estabelecer as alianças necessárias, etc.
Como você percebe, há muitas oportunidades interessantes para o seu desenvolvimento e também muitos riscos caso você não perceba que a empresa requer um nível de competência muito mais elevada para executar a sua estratégia.
E se a sua empresa é de fato uma empresa transnacional? O seu campo de atuação é simplesmente o mundo todo, e as fronteiras geográficas significam muito pouco. A aplicação dos recursos, os investimentos e o desenvolvimento de produtos e serviços tem como premissa a melhor contribuição total. Onde o Head Quarter da empresa não importa e pode ser mudada para melhor servir aos seus interesses.
As unidades regionais não são isoladas e atuam em conjunto, promovem negócios internos diretos, buscam clientes globais e não fazem distinção de seus profissionais por origem ou cultura.
A empresa busca estabelecer uma forte cultura corporativa, que predomina sobre as características regionais, pratica políticas globais e busca uma formação básica uniforme no mundo todo. Pode-se dizer que o desenvolvimento profissional em qualquer parte do mundo atende uma plataforma comum de competências, habilidades e conhecimentos.
Por que a compreensão clara do tipo de empresa em que você trabalha é importante? Porque a demanda da empresa no desenvolvimento profissional de seus empregados depende das características do seu negócio. Se a sua estratégia de desenvolvimento não está alinhada com esta demanda, a sua valorização pode ser limitada e pode estar fora das áreas de interesse e investimento da empresa.
Pode também acontecer que a sua falta de interesse em adquirir determinadas competências e habilidades seja um erro fatal para a sua carreira!
É claro que você pode buscar um desenvolvimento que esteja acima dos requisitos da sua empresa para melhorar a sua empregabilidade e sua competitividade no mercado de trabalho. Da mesma forma a sua estratégia pode ser de antecipar uma demanda futura da empresa, seja com recursos próprios ou com o interesse da empresa em formar um banco de talentos para futuros projetos.
Mas o ponto de partida para investir no seu desenvolvimento deve ser a compreensão da natureza da empresa em que você trabalha e do setor em que você atua profissionalmente. Em empresas que atuam globalmente, o domínio de um idioma importante pode valer muito mais do que um MBA na hora de uma promoção.
YK.