Melhor ambiente de trabalho, qualidade de produtos, serviços e resultados da empresa se dá devido a colaboradores motivados, que sentem poder crescer com a empresa.
Por Alex Lima
A Teoria das Relações Humanas passou a estudar a influência da motivação no comportamento humano. Esse estudo constatou que o homem é dotado de necessidades básicas que se alternam ou se sucedem conjunta ou isoladamente. Satisfeita uma necessidade, surge outra em seu lugar. Por isso o homem socialpassou a substituir o homo economicus.
Essas necessidades estão divididas em três níveis, sendo que satisfeito um nível, à medida que o homem cresce e evolui, passa aos outros. O primeiro, e principal, é o fisiológico, que diz respeito às necessidades de alimentação, sono, atividades físicas, abrigo, proteção etc. O segundo é o psicológico, adquirido no decorrer da vida, que corresponde à necessidade de segurança íntima, participação, autoconfiança e afeição. O terceiro e último diz respeito àauto-realização, que é o impulso de realizar o próprio potencial, de estar em contínuo autodesenvolvimento. Tudo isso refletirá o moral do indivíduo em decorrência do estado motivacional provocado pela satisfação, ou não, das suas necessidades individuais. O moral elevado estimula a colaboração e um bom ambiente de trabalho.
Analisando algumas das melhores empresas para se trabalhar em 2009, segundo a Revista Exame, é possível observar, que para isso, elas não fizeram mais do que motivar seus funcionários procurando atender suas necessidades, das mais básicas as mais complexas.
Considerada a melhor, a Caterpillar, paga salários maiores do que a média do mercado e investe na saúde dos funcionários e familiares, construíram a Vila da Saúde com dois ambulatórios médicos internos e médico 24 horas. Todo funcionário pode ter uma aumento salarial anual compatível com seu desempenho no período, os colaboradores têm liberdade para sugerirem melhorias nos processos de produção – que na maioria das vezes são implementadas – e recebem treinamento com frequência. Além da preocupação com os funcionários a empresa também se preocupa com o bem-estar da cidade investindo em saúde, educação, meio ambiente, segurança e ação social.
Na Volvo do Brasil, terceira melhor, os funcionários valorizam (e praticam) a liberdade de se expressar. Lá, existem equipes autogerenciáveis (EAG), onde cada equipe possui um representante, que se reporta a um coordenador-geral. Na prática cada equipe tem autonomia para planejar o próprio trabalho, sugerir melhorias, coordenar reuniões e atividades administrativas. O plano de carreira e desenvolvimento pessoal é outro diferencial da empresa, uma vez por ano os empregados fazem uma auto-avaliação, indicam treinamentos e avaliam seus pares. Para o pessoal administrativo, há um programa em que o funcionário estabelece objetivos de carreira e a empresa o ajuda a realizá-los através de bolsas de estudos que vão do ensino fundamental ao doutorado.
A Eurofarma, quinta melhor, paga salários até 20% maiores que a média do mercado, dá prêmios financeiros ao pessoal da base – operários ou analistas que se destacam em suas áreas – e participação nos resultados. Perguntam o que está faltando para os funcionários melhorarem seus desempenhos e não economizam em treinamentos. Oferece extensão de assistência médica para esposas, cônjuge com união estável e parceiros homossexuais. As funcionárias mães contam com uma creche, que recebe crianças de até 6 anos, sendo que a empresa dá início ao processo de alfabetização.
Como resultado do sucesso das políticas motivacionais implantadas nessas empresas não se encontra funcionários desmotivados e que queiram trocar de emprego. Todos praticam bons salários para que seus funcionários possam atender suas necessidades primeiras, além de darem benefícios para saúde. Elas procuram ouvir as necessidades dos funcionários e os permite a participação nas decisões da empresa, isso os faz sentirem-se importantes e parte ativa do grupo, atendendo a suas necessidades psicológicas. Para atender as necessidades de auto-realização procura-se saber os anseios de seus colaboradores e os ajudam a realizá-los disponibilizando treinamentos e ajuda financeira para desenvolvimento dos estudos.
Assim essas empresas conseguiram motivar suas equipes e têm obtido resultados satisfatórios, pois todos trabalham com um espírito de colaboração, procuram o melhor para a empresa. Sabem que o desenvolvimento da empresa trará o consequente desenvolvimento deles.