Já pensou nisso? É sobre a sua história profissional, muito além do seu CV. É claro que nos dias de hoje a história profissional sob forma de CV é escrita e rescrita para adequar aos requisitos das oportunidades visualizadas. As agências de Recursos Humanos são muitas vezes pródigas em transformar os CVs dos candidatos em algo que eles não são ou não sabem.
É comum hoje em dia comparar os CVs recebidos das agências de seleção e recrutamento com o CV que o próprio candidato enviou à empresa e encontrá-los completamente diferentes. Por isso temos que dar ainda mais ênfase nas entrevistas com os candidatos.
Mas para a maioria dos profissionais, as melhores oportunidades de crescimento na carreira estão dentro das empresas em que trabalham. Mudanças de empregos com promoções existem e são muitas vezes as mais atrativas, mas o desenvolvimento da sua carreira não pode depender apenas disso. É uma situação que existe somente na escassez de profissionais disponíveis no mercado. A sua carreira não deve ficar na dependência deste raro acontecimento.
A verdade é que muitas vezes, o profissional busca a mudança de emprego para quebrar uma sequência que não está produzindo o efeito desejado. Com a mudança, o “contador é zerado” e um novo recomeço faz-se viável para continuar o desenvolvimento da sua carreira. Mas “zerar o contador” significa também perder o que foi construído até então dentro da empresa.
Cada qual sabe se é melhor ou pior “zerar o seu contador” para prosseguir. Alguns precisam zerar o contador, de tempos em tempos, para prosseguir na carreira, pois acumulam saldos negativos ao longo da permanência na empresa. Em geral estas mudanças não são boas e o profissional pode começar a “andar em círculo”, acumulando mudanças sem ganhar progressão.
Mas a construção da sua história profissional é o caminho para estabelecer uma sólida carreira dentro da empresa. Da mesma forma que o profissional tem valor para empresa se tiver valor para o mercado, o profissional valorizado na empresa tem valor para o mercado.
Ao longo dos anos que passamos numa empresa, certamente fazemos coisas boas, mas também cometemos erros, arriscamos nos negócios e perdemos, criamos conflitos com os companheiros, temos disputas com os clientes, competimos por posições e perdemos, etc. Enfim, somamos também pontos negativos na nossa balança.
Mesmo que você seja um “super-performer”, que no final do dia apresenta resultados que “calam a boca”, este débito vai acontecendo e, num dia ruim, pode vir a ser um problema. A menos que você tenha consciência e tome as ações necessárias para neutralizá-las, acumular estes débitos não é o melhor caminho.
A construção da sua história deve estabelecer confiança e credibilidade, de tal maneira que a atribuição de uma nova responsabilidade ou atividade aconteça naturalmente. Se não houver um absoluto conforto na organização com os seus valores e sua ética profissional, além da competência necessária, tenha certeza de que a construção da sua carreira encontrará dificuldades.
Mesmo nos dias de hoje, um dos momentos mais críticos continua sendo quando alguém recebe uma promoção ou uma indicação de que poderia ser “o próximo”. O seu comportamento muda repentinamente, a sua postura deixa de ser adequada e expõe claramente que não estava suficientemente preparado para o novo desafio. A imaturidade é uma das deficiências sérias que indicam que a construção da história está deficiente.
Ao se permitir o descuido com maus humores, atritos com colegas, falta de comunicação e problemas de performance, você estará compondo a sua história com estes elementos negativos. O processo é todo preventivo, portanto vale o cuidado do dia-a-dia.
Quanto ao desenvolvimento da competência profissional ao longo da carreira, deve focalizar a capacidade de execução, para que se estabeleça a confiança de que você dará conta da tarefa. A cada vez que alguma coisa não deu o resultado esperado, deve-se extrair um bom aprendizado para que as pessoas acreditem que na próxima você terá sucesso.
O fato é que não será sempre nas mudanças de emprego que você poderá conquistar uma posição superior. As mais importantes e críticas, são mais viáveis de serem conquistadas dentro da empresa, com a consistência e a credibilidade construídas ao longo de um bom período.
Nos níveis mais elevados, uma mudança de emprego com posição superior dependerá muito da história construída na empresa anterior, que certamente terá construído junto a sua imagem e reputação pública.
Escrito por: Yoshio Kawakami