Atualmente, muitos empreendedores buscam soluções que sejam convenientes, intuitivas e que possam ser operadas de qualquer lugar. É por isso que cada vez mais optam por sistemas WMS na nuvem. Apesar disso, a maioria dos empresários escolhe o software WMS no modelo tradicional. É uma solução comprovada que traz muitos benefícios para as empresas.
O sistema WMS na nuvem é um serviço online que permite reduzir a infraestrutura necessária para operar o armazém. Para utilizá-lo, basta ter acesso à internet. A versão tradicional do sistema WMS (diferentemente da nuvem) requer servidores e licenças. Se uma empresa não possui infraestrutura própria, investir em uma solução local geralmente requer um desembolso financeiro maior.
A solução cloud é baseada em pay-per-use ou subscrição, pelo que poderá ser mais rentável para a organização, especialmente na fase inicial de implementação. Como mencionei anteriormente, um sistema WMS tradicional requer uma estrutura de TI adequada.
É por isso que os empreendedores geralmente decidem usar uma solução em nuvem porque, antes de tudo, podem economizar custos relacionados, entre outros, com a construção e manutenção de infra-estruturas. A possibilidade de pagamento em forma de assinatura facilita a gestão do orçamento da empresa.
Para implementar o modelo de sistema WMS tradicional, embora a compra de equipamentos possa ser parcelada no tempo (por exemplo, através de leasing), os custos iniciais associados à sua instalação e configuração são muito elevados – independentemente de ser realizada por uma empresa externa ou por funcionários de sua organização.
O próprio software pode ser implementado, por exemplo, de forma ágil e dividido nos chamados sprints, graças aos quais os custos de implementação são distribuídos por vários meses. O sistema WMS na nuvem costuma ser mais flexível que o clássico, pois os fornecedores oferecem a possibilidade de adaptar os parâmetros dos serviços prestados às necessidades atuais.
Independentemente de a quantidade de dados armazenados aumentar como resultado de um aumento no número de índices ou pedidos a serem processados, ou do tipo de inventário mudar, você pode aumentá-lo ou reduzi-lo.
Isto é especialmente benéfico para empresas que estão se desenvolvendo de forma dinâmica ou que têm planos para mudanças semelhantes nos próximos anos. Dimensionar uma solução tradicional é mais difícil porque pode exigir a aquisição de hardware e infraestrutura adicionais.
Implementar um sistema WMS na nuvem traz consigo desafios específicos que valem a pena considerar. A questão mais frequentemente levantada pelos empresários é: segurança de dados. Geralmente justificam seus temores dizendo que, quando os dados forem transferidos para a rede, perderão o controle sobre eles e as informações ficarão expostas a ataques de cibercriminosos.
No entanto, vale lembrar que os provedores de serviços em nuvem garantem total segurança dos dados e conformidade com os padrões e regulamentações do setor. As informações são criptografadas e armazenadas em centros que atendem aos mais altos padrões de segurança.
Tais ações têm como objetivo fornecer proteção contra acessos não autorizados, e também garantir a rápida recuperação dos dados armazenados em caso de falha do equipamento ou eventos aleatórios, como incêndio. Os sistemas WMS na nuvem são constantemente monitorados e o acesso a eles é estritamente controlado por meio, por exemplo, de autorização multinível.
Auditorias de segurança e atualizações de segurança também são realizadas regularmente, o que minimiza o risco de ataques. Antes de iniciar a implementação, converse com o fornecedor sobre isso. Ele certamente poderá aconselhá-lo sobre quais etapas você precisa tomar em relação à segurança da sua organização.
Uma questão importante na hora de escolher um modelo de WMS em nuvem é a segurança uma conexão estável à Internet com uma conexão de backup separada da original. É uma boa prática estabelecer cooperação com diferentes fornecedores cujas ligações estejam fisicamente tão distantes quanto possível. Vale a pena verificar se esse é realmente o caso.
É importante lembrar que qualquer parada no armazém, onde muitas operações são realizadas constantemente, envolve o risco de atrasos no envio da mercadoria – e, consequentemente, perdas tanto financeiras quanto de imagem para a empresa.