O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do porto de Rio Grande (RS), administrado pelo Grupo Wilson Sons, ampliou a movimentação de toras de madeira em mais de 80%. Os dados são dos dois primeiros meses de 2016, quando foram exportados 747 contêineres de madeira. No mesmo período do ano passado, as exportações foram de 411 contêineres.
O diretor presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, explica que o crescimento é resultado de um projeto de estufagem e exportação de toras desenvolvido pela companhia. Além disso, o aumento da cotação do dólar em relação à moeda brasileira e a oferta de produto de boa qualidade (toras de eucalipto) ajudaram a tornar a carga ainda mais atrativa. A localização do terminal, próximo a florestas de pinus e eucalipto, também foi um importante diferencial na atração das cargas.
O Tecon tem um movimento regular de 100 contêineres por mês, mas pensa em ampliar para 200 contêineres a partir do segundo semestre.
“Criamos uma solução completa de estufagem em que o Tecon Rio Grande gerencia todo o processo de execução, fornecendo suporte para o exportador aproveitando nosso know-how obtido nesses três anos de experiência no mercado de exportação de toras de madeira”, conta Bertinetti.
As informações são do site Portos e Navios