Os funcionários muitas vezes têm ideias diferentes que valem a pena considerar ao implementar o projeto. Talvez haja alguém na empresa que seja fã de TI e consiga introduzir mudanças por conta própria e ao mesmo tempo reduzir custos de implementação?
Os oradores do webinar também atribuíram especial importância à consideração do plano de ação. Você precisa construir uma estratégia e pensar no que não fazer quando não tiver os recursos adequados.
Para facilitar, você pode se perguntar: qual o propósito da mudança? Para onde a empresa quer chegar? O processo de digitalização pode levar a isso? Quando isso deve ser feito? Pensar no futuro deve estar relacionado com a digitalidade, independentemente do tipo de negócio.
É uma boa ideia definir uma meta que dure vários anos. Depois deverá considerar as opções disponíveis para a sua implementação, que podem passar, por exemplo, pela implementação de novas ferramentas ou pela substituição de alguns funcionários por robôs.
É difícil construir uma estratégia quando existem muitas opções. Como lidar com isso?
- Reação – uma solução de curto prazo para um problema, consiste em três áreas: diagnóstico, construção de estratégia, geração de ideias.
- Implementação da transformação digital – mudar os funcionários para uma nova mentalidade, introduzindo novas soluções e trabalhando a cultura organizacional.
- Manutenção – ferramentas digitais e as pessoas certas que supervisionam o projeto.
Manter um relacionamento com a organização que fornece a solução de TI de transformação é a melhor solução, porque a implementação é apenas o começo. Com o tempo, novas necessidades surgem ou acontece que algumas funções funcionam de maneira um pouco diferente do que a empresa precisa. Às vezes, os clientes verificam uma solução que não se ajusta perfeitamente e precisa ser modificada.